domingo, 16 de maio de 2010

Ah... o ônibus!


Olá...

Sempre pensei muito sobre ônibus e as pessoas que o utilizam.
Por andar muito de ônibus (infelizmente) e ser muito observadora, sempre analisei muito os "tipos" que circulam por esses úteis meios de transporte.
Passeando por blogs (coisa que gosto muito de fazer), achei um post muito legal e resolvi colocar aqui algumas das observações que a Rebeca trouxe a respeito desse assunto. Façam as adaptações necessárias, pois ela está falando de ônibus de viagem mas, diga-se de passagem, as situações são as mesmas vividas por nós pobres mortais que andamos de ônibus dentro da cidade.

Pessoas Problemas em viagens de ônibus

Em ônibus de viagens deveria ser:

· PROIBIDO PESSSOAS ESPAÇOSAS EM EXCESSO: são aqueles típicos sujeitos que se sentam do teu lado e simplesmente ignoram a sua presença. Eles abrem as pernas tomando o seu espaço e, pior, não respeitam a divisória de espaço que aquela “coisinha” de apoiar o braço determina. Colocam seu braço por cima, invadindo o seu espaço ou ainda enchem de malas por tudo e te esmagam TODA A VIAGEM. Poxa, o apoiador de braços não é para apoiar o braço mesmo (pelo menos o do meio, não!) é para mostrar que cada um tem seu banco e que o seu vizinho de viagem não quer ter o seu banco invadido por braços alheios. ¬¬

· PROIBIDO PESSOAS FOLGADAS: são os sujeitinhos que se sentam no corredor e quando você chega não se levantam para você sentar. Aí, o que acontece é que temos que passar por cima quase chutando a pessoa e quase sentando no colo dela. Pior é que na saída, todo mundo desce e ela resolve ficar mais um pouquinho no banco, o que exige que, mais uma vez, você passe por cima dela.

PROIBIDO PESSOAS COM SÍNDROME DA BOCA INQUIETA: esse é um dos mais comuns. Aquele típico sujeito que senta do seu lado e acha que você é o seu melhor amigo e começa a falar de toda a sua vida. Conta do cachorro que aprendeu a falar, do casamento da vizinha, como transformou uma máquina de lavar em microondas…essas coisas. O pior é que precisam falar alto, mas alto mesmo, com a finalidade de que todo o ônibus escute. Gaaaah! Tudo bem que a sociabilidade é um fator importante na vida das pessoas, mas se você viu que a pessoa do lado não está mais abrindo a boca e só dando sorrisinhos (para tentar ser simpática) algo tem errado, ou seja, é um aviso: “por favor, pare de falar e deixa meus ouvidos descansarem”.

· PROIBIDO PESSOAS LADRAS MOMENTÂNEAS: você está lá, com o seu livro de viagens, seu livro preferido, um jornal ou ainda um livro de receitas que pretende colocar em prática assim que chegar da sua cidade. Está entretido lendo quando de repente: “oi! Posso dar uma olhada no seu livro?” ¬¬ Sério…se eu estou lendo o livro, não é melhor, ao menos, esperar eu terminar de ler?

· PROIBIDO PESSOAS QUE TEM CHILIQUES NERVOSOS ENQUANTO DORMEM: isso é horrível. Imagine você, concentrado, escutando música e de repente a pessoa do seu lado dá uma super cotovelada em você. Você olha para o lado e ela continua dormindo. Daqui a pouco ela começa a saltar no banco e tem uns tremores bizarros no meio da viagem. Você já nem sabe mais se ela está tendo uma convulsão ou algo parecido.

· PROIBIDO PESSOAS MANÍACAS: se parecem com as que ficam olhando o seu livro (convenhamos, é horrível você estar lendo algo e um estranho sentar do seu lado e ficar lendo junto). Eu não sei o que faço, mas perco completamente a concentração. Pior são aquelas pessoas maníacas que ficam te olhando quando você está dormindo. Gaaah! É horrível isso. Eu estava de olhos fechados super contente numa das viagens, escutando meu iPod e quando resolvo abrir os olhos, tem um cara me olhando. MEDO! Aí, ele desvia o olhar e fica olhando pra frente, tentando disfarçar. Sério, desisti de fechar os olhos e passei o resto da viagem com medo dele.

· PROIBIDO PESSOAS QUE SE ACHAM DONAS DO ÔNIBUS: esse caso é um dos piores. Uma vez peguei um ônibus e, na minha frente, tinha duas moças de estatura mediana. Uma delas simplesmente resolveu colocar o pé na cadeira da frente. Só que o pé dela ficou entre a janela e o banco (imaginem), o que significa que ficou na cara da pessoa do banco da frente. Pois é, não queiram saber a briga que deu naquele ônibus. Viajei 3h15 escutando os barracos por causa de uma guria mimada que se achava a dona do ônibus e dizia que, simplesmente, suas pernas não cabiam no seu lugar e que precisava ficar com o pé na cara da outra mulher (está certo que os bancos são apertados, mas só o que faltava ter que viajar com um pé estranho na minha cara). ¬¬ Esse dia foi terrível.

· PROIBIDO PESSOAS SURDAS COM IPOD/MP3/MP4: sério, eu não preciso escutar a música que a pessoa do meu lado está escutando. A pior coisa que tem é ter que viajar escutando funk ou pagode por 3h. Eu não sei como essas pessoas não ficam surdas (ou já são, neh). Mas enfim, é outra coisa que deveria ser proibida.

· PROIBIDO PESSOAS QUE PARTILHAM FARELOS ALHEIOS: sempre tem umas pessoas sem noção que comem e esfarelam, além do banco em que estão, o seu banco também. ¬¬ Não tenho nada contra levar comida no ônibus (até então), mas por favor, eu não preciso ficar cheirando à comida do meu vizinho de viagem porque ele, simplesmente resolveu comer e partilhar seus farelos comigo.

· PROIBIDO PESSOAS QUE NÃO TOMAM BANHO: essencial… Principalmente no momento em que o cidadão resolve dormir com os braços para cima e, você que está ao lado dele, não tem o que fazer, só compartilhar do “agradável” odor proveniente de sua pele.É horrível. A viagem vira um pesadelo.

· PROIBIDO PESSOAS QUE VÃO MUITAS VEZES NO BANHEIRO SENTAREM NA JANELA: não tem nada mais chato do que você levantar 30 vezes do seu lugar para um cara fazer 30 vezes xixi. Nada contra as pessoas que não conseguem reter urina na bexiga ou que estão passando mal, mas por favor, sentem na ponta, não sentem na janela.

· PROIBIDO PESSOAS QUE TROVAM DESCONHECIDOS: por favor. Esse nem precisa comentário, né? Que coisa chata ter um cara do seu lado que fica tentando puxar assuntinhos e ainda pede o seu telefone. Sério, eu tento não ser muito desagradável nas respostas, mas nessas horas, é difícil.

· PROIBIDO PESSOAS QUE RONCAM, DORMIREM: eu sei que isso é um pouco mais complicado, mas as pessoas que roncam podiam fazer um esforço de não dormir no ônibus. Já participei de viagens com verdadeiros rugidos por durante 3h15. Nesse caso, não tem o que fazer, pois nem o iPod conseguiu me ajudar.

· PROIBIDO PESSOAS QUE FALAM CELULAR COMO SE ESTIVESSEM SOZINHAS: isso é uma chatice. Sempre tem um que fica falando celular quase que toda a viagem. Na verdade, o sujeito nem fala, ele grita e todo o ônibus escuta. É parecido com as pessoas que têm síndrome da boca inquieta. Falam de tudo como se não tivesse ninguém do lado ao ponto de que até o motorista escute a sua conversa.

· PROIBIDO PESSOAS COM CRIANÇAS GRITONAS (E NENÊS CHORÕES): nada contra crianças, pelo contrário! No entanto, viajar com uma criança chorando TODA A VIAGEM é complicado. Não há iPod que agüente e muito menos concentração em livros que dê certo.

· PROIBIDO PESSOAS QUE TIRAM OS SAPATOS: sim, temos que generalizar. Isso porque nem todos sabem do poder do seu chulé. As pessoas resolvem tirar os sapatos no meio da viagem impregnando um cheiro horrendo no ônibus todo. Pior ainda é se ela está do seu lado…O cheiro fica no seu nariz por umas duas semanas. É horrível.


Bom... eu concordo plenamente com tudo, depois escrevam as opiniões de vocês...

Até...

Ah... se quiserem conferir o post todo esse é o link

http://ciberpromenade.wordpress.com/2009/03/12/pessoas-problemas-em-viagens-de-onibus/



2 comentários:

Cá Bonifácio disse...

Josi, minha querida amiga!

Sabe, esse assunto vem sempre a minha mente... vivo pensando sobre o assunto de anda de ônibus. As vez penso em escrever um livro... contanto sobres os fatos reais do cotidiano das pessoas que estão ao nosso lado, e nem se quer pedem licença e já vão despejando suas vidas para outras tanta que ali tamém estão...e são cada acontecimento, em pleno horário de almoço vc pensa puts...agora isso.

Ou as cenas que nós mortais temos que aguentar dos adolescentes, com seus hormônios a mill estão ali para se exibir..ahhh são tantas as coisas que acontece que quem anda de ônibus sabe o que eu digo e concorda profundamente com que vc postou! Vamo escrever um livro??? O diário de um ouvinte calado... ou que vc acha...kkk pode dar sugestões!!!!

Bjão =)

Josi... disse...

Nossa Cá...
Amei o nome do livro: o diario de um ouvinte calado, se duvidar até vira filme...ashuahsuahs

Bju amiga!